O que estudar em Linguagens
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Interpretação de textos e semântica
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33%
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Movimentos culturais e artísticos
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28%
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Tipos textuais e gêneros textuais
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16%
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Variação linguística
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10%
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Estratégias de Persuasão
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4%
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Funções da Linguagem
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3%
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Outros
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2%
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A primeira coisa que o candidato
precisa saber sobre como estudar para o ENEM é que ele é dividido em 5
grandes áreas do conhecimento. São elas:
1) Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias (Português, Língua Estrangeira, Literatura,
Tecnologias da Informação e Comunicação)
2) Ciências
Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
3) Ciências da
Natureza (Física, Química e Biologia)
4) Matemática
(álgebra, geometria, equações, etc.)
5) Redação
(texto dissertativo-argumentativo)
01.Interpretação de textos
Ficar atento ao tema que se apresenta
no texto, muita leitura para treinar a habilidade da compreensão textual;
02.Verbos
A melhor forma de estudar verbo é
observar, em textos diversos, como um tempo pode substituir outro para realçar
a construção de sentido em um texto. Você deve saber usar os modos imperativo, subjuntivo
e indicativo e relacionar os tempos.
03.Categorias gramaticais
Área da gramática que trabalha o
sentido das palavras, portanto priorize pronome, conjunção, advérbio,
substantivo e adjetivo. É importante perceber, por exemplo, que pronomes e advérbios
funcionam como elementos de coesão e de coerência no texto e que são explorados
em seu caráter remissivo – empregados na substituição de um determinado termo.
04.Sintaxe
Nos períodos compostos, por exemplo,
é importante perceber a variação de sentido proporcionada pela escolha de uma
determinada conjunção ou conectivo. Saiba identificar desvios de regência e de
concordância.
05.Figuras de linguagem
Estude todas as figuras –
especialmente metáfora, gradação, ironia e paradoxo – e atente para as nuances
de sentido que elas provocam. Atenção para os efeitos causados pela conotação
(linguagem figurada) nas situações comunicativas, associadas aos textos
literários, assim como aos textos de humor, como charges e tirinhas.
06.Variante linguística
O candidato deve saber a importância
da norma culta, assim como deve conhecer também aspectos relacionados com as
variações linguísticas, bem como respeitá-las. Além de saber identificar o tipo
de variante empregada – regional, popular, culta – é importante notar a
interferência dela na organização do texto. As variantes são responsáveis pela
identidade do enunciador, por isso fique atento à intencionalidade na escolha
desse registro.
07.Gênero textual
Espere encontrar na identificação dos
gêneros (carta, editorial, resenha, publicidade, quadrinhos, poemas, charges,
artigos de opinião e até mesmo obras de arte) a sua intencionalidade.
08.Recursos linguísticos
Conhecer e identificar as seis
funções da linguagem (referencial, apelativa, fática, poética e
metalinguística), responsáveis por denotar as intenções daquele que escreve o
texto. Reveja exercícios com polissemia (palavra que apresenta vários
sentidos). Ela pode enfatizar uma determinada intenção comunicativa ou
simplesmente tornar o texto confuso e ambíguo. Ironia também é importante.
Fique atento à intencionalidade de cada discurso para perceber o humor, o
desvio ou a sutileza de sentido.
09.Estrutura e formação de palavras
Atente para prefixos (negação, por
exemplo) e sufixos (diminutivo e aumentativo, por exemplo) que podem tornar a
palavra mais enfática. Peças publicitárias e textos literários exploram
bastante essas possibilidades.
10.Linguagem verbal e não verbal
Quadrinhos e charges ajudam a
compreender a relação entre linguagem verbal (texto) e não-verbal (imagem).
Treine com eles.
11.Literatura
Conhecer as características dos
principais movimentos literários; o diálogo entre elementos visuais e verbais
estabelecendo analogias e construir inferências, resgatando assim todo o
conhecimento adquirido.
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