DISSERTAR é
falar sobre determinado assunto
TÍTULO é uma
vaga referência ao assunto
TEMA é o
assunto sobre o qual irá falar
TESE é o
ponto de vista ( opinião ) que será defendido ao longo de sua composição
ARGUMENTAR são os
motivos ( porquês) pelos quais se defende determinada opinião . São utilizados
para embasar (fortalecer) um ponto de vista (posicionamento)
CARACTERÍSTICAS:
·
Os verbos ( presente do indicativo ) são usados
na 3ª pessoa do singular ou 1ª pessoa do plural ( é, tem sido cometidos,
levaram, etc );
·
A linguagem é formal , ou seja, não se usam
gírias nem expressões típicas da língua oral;
·
As palavras são usadas em seu sentido
denotativo ( real = o que aparece no dicionário );
·
Utiliza-se linguagem impessoal , ou seja, não
se empregam expressões como ‘’eu acho ou na minha opinião’’ , pois já se
subentende que o autor está expondo seu ponto de vista, portanto explicitar
isso seria repetitivo.
·
Argumentos = justificativas, através da
confirmação e / ou contestação;
·
Conectivos = elo de ligação entre o ponto de
vista e o argumento (pronomes, advérbios e conjunções);
·
Conclusão = retomada da ideia
central com o fechamento do texto .
NÃO ESQUECER !
·
Se optarmos pela 3ª pessoa do
singular ( ele), o texto vai passar impessoalidade. Parece que nos distanciamos
do texto e cria a impressão de maior credibilidade.
·
No entanto, se optarmos 1ª
pessoa do plural( nós), ou também conhecido como plural de modéstia, nós nos
aproximamos do leitor e criamos uma maior identificação com ele.
·
O assunto ou problema apresentado na dissertação
pode ser abordado de forma objetiva ou subjetiva :
·
Transformar o tema numa
pergunta ( problema) ;
·
Responder a pergunta (
ponto de vista );
·
Colocar o por quê da
resposta ( argumentos / causas);
·
Expor soluções (por que
colocar em prática e como resolver esse problema ) .
CONECTORES DO DISCURSO (alguns exemplos):
·
Organização geral do texto (introduz argumento)=Inicialmente, primeiramente, em segundo lugar, por
um lado, por outro lado, por fim
·
Para explicitar = isto
é, ou antes, ou melhor, neste caso, sendo assim, por vezes, aliás, etc ;
·
Para provar
(certeza) = com efeito, sem dúvida,
na verdade, deste modo, efetivamente, está claro que, com certeza, é indiscutível, etc ;
·
Para exemplificar = por exemplo , importa salientar, assim, tome-se
como exemplo, etc ;
·
Para reforçar ideias = além disso, como já foi dito, por esta razão,
também, ademais , outrossim, ainda mais, por outro lado, não só . . .mas
também, etc ;
·
Para atenuar, restringir ou opor ideias = mas, no entanto, pelo menos, todavia, contudo,
ressalve-se, porém, entretanto, apesar de, não obstante ,ao contrário, em
contraste, com, ainda que, embora, no entanto, apesar de, etc ;
·
Indicação de probabilidade=Provavelmente, me parece que, ao que tudo indica, é
possível que ;
·
Relação de causa e consequência=Porque, pois, então, logo, portanto,
consequentemente , como resultado, em virtude de, de fato, assim, por causa;
·
Para concluir =
finalmente, em conclusão, consequentemente, assim, para finalizar, concluindo,
enfim, em resumo , etc;
·
Comparação /Semelhança = Igualmente, da mesma forma, assim também, do mesmo
modo, similarmente, de maneira idêntica, do mesmo ponto de vista.
1º
PARÁGRAFO
|
TEMA
+ TESE + ARGUMENTOS 1 , 2 E 3
|
INTRODUÇÃO
|
2º
PARÁGRAFO
|
DESENVOLVIMENTO
DO ARGUMENTO 1
|
DESENVOLVIMENTO
|
3º
PARÁGRAFO
|
DESENVOLVIMENTO
DO ARGUMENTO 2
|
DESENVOLVIMENTO
|
4º
PARÁGRAFO
|
DESENVOLVIMENTO
DO ARGUMENTO 13
|
DESENVOLVIMENTO
|
5º
PARÁGRAFO
|
EXPRESSÃO
INICIAL
+
REAFIRMAÇÃO
DO TEMA / TESE + OBSERVAÇÃO FINAL
|
CONCLUSÃO
|
EXEMPLO :
“A leitura
auxilia o desenvolvimento da escrita, pois lendo o indivíduo tem contato com
modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua
bagagem linguística; e também porque entrará em contato com vários pontos de
vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em
relação aos assuntos. Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição
de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua
habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de
bons autores.”
No texto acima temos uma ideia defendida pelo autor.
TESE: “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita.”
ARGUMENTOS: “… lendo o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem linguística e, também, porque entrará em contato com vários pontos de vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em relação aos assuntos.”
CONCLUSÃO: “Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.”
No texto acima temos uma ideia defendida pelo autor.
TESE: “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita.”
ARGUMENTOS: “… lendo o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem linguística e, também, porque entrará em contato com vários pontos de vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em relação aos assuntos.”
CONCLUSÃO: “Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de ideias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento linguístico adquirido através da leitura de bons autores.”
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