Das duas orações dadas, uma exprime CAUSA e a outra, EFEITO. Junte-as numa só
sentença, de modo que a oração exprime CAUSA apareça introduzida por conectivo. (Use
conectivos diferentes- não se limite a PORQUE.)
(Causa-consequência)
Exemplos:
Está
chovendo, Vou levar meu guarda-chuva.
(CAUSA)
(EFEITO)
Vou levar meu guarda-chuva, PORQUE está chovendo.
Não
haverá espetáculo hoje à noite. O principal ator se encontra enfermo.
(EFEITO) (CAUSA)
Não haverá espetáculo hoje à noite, VISTO QUE o principal ator se
encontra enfermo.
1. Cheguei
atrasado. O despertador não tocou.
Cheguei
atrasado, porque o despertador não tocou.
2. O
jogador atuara muito mal. O técnico o retirou do time.
O jogador atuara
muito, porque o técnico o retirou do time.
3. Descobriram
a minha mentira. Fui repreendido.
Descobriram a minha
mentira, pois fui repreendido
4. Não há
água na escola. Esqueceram-se de ligar a bomba.
Não há água na
escola, visto que se esqueceram de ligar a bomba.
5. Nosso
chefe veio de avião. Chegou antes de nós.
Nosso chefe veio de
avião, por isso chegou antes de nós.
6. Desistimos
da viagem. O mau tempo persiste.
Desistimos da viagem, porque o mau
tempo persiste.
7. O
projeto não foi aprovado. A maioria dos deputados o julgou inconsistente.
O projeto não foi
aprovado, pois a maioria dos deputados o julgou inconsistente.
8. Preciso
adiantar o expediente. Vou ficar no escritório até mais tarde.
Preciso adiantar o
expediente, portanto vou ficar no escritório até mais tarde.
9.O atleta não concedeu entrevista. Teve
medo de se indispor com a torcida.
O atleta não
concedeu entrevista, por isso teve medo de se indispor com a torcida.
10.As empresas de construção estão
preocupadas. Há grande carência de mão-de-obra.
As empresas de
construção estão preocupadas, porque há grande carência de mão de obra.
TRECHOS TEXTUAIS SOBRE CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
1.
(Técnico – Suporte Técnico) Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de:
Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de:
a)
oposição b) condição c) consequência d) comparação e) união
2.
(Técnico de Controle Externo) Preços
mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que
torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos
aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. (início
do 2o parágrafo) A 2a afirmativa introduz, em
relação à 1a , noção de:
a)
condição. b) temporalidade. c) consequência. d) finalidade. e) restrição.
3.(Contador) Releia-se
o que escreve Beccaria:“Contudo, se o roubo é comumente o crime da miséria e
da aflição, se esse crime apenas é praticado por essa classe de homens
infelizes, para os quais o direito de propriedade (direito terrível e talvez
desnecessário) apenas deixou a vida como único bem, [.......] as penas em
dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos, fazendo crescer o
número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a rico
talvez criminoso.” (parágrafo 5) A palavra ou locução que, usada
no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre
as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:
a)
inclusive. b) além disso. c) então. d) por outro lado. e) mesmo.
4.
(Assessor Técnico – Contabilidade) “… e eu sou acaso um
deles, conquanto a prova de ter a memória fraca…”; a oração
grifada traz uma ideia de:
a)
Causa. b) Consequência. c) Condição.
d) Conformidade. e) Concessão.
5.
(Analista de Tecnologia da Informação) No trecho “Ao tempo de
Pilatos e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Mas, além
da realidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da
identidade e da perenidade da comunicação”. Os termos negritados acima têm,
respectivamente, a equivalência de:
a)
adversidade – causa – tempo. b)
consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição. d) adição – adversidade – tempo.
c) tempo – adversidade – adição. d) adição – adversidade – tempo.
6.
(CASAL – Advogado) Em qual período o se é
uma conjunção integrante?
a)
“Paraquedista se prepara para romper a barreira do som com
salto da estratosfera.”
b)
“Um tecido comum pegaria fogo se fosse exposto diretamente a
essa radiação.”
c)
“Sabe-se também que a alimentação materna pode ter impacto na
chance de a criança vir a desenvolver câncer.”
d) “Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma
overdose de medicamentos que até hoje não se sabe se foi
intencional, acidental ou provocada por alguma misteriosa conspiração
política.”
e)
“Não fale rápido demais. Se sua dicção não for boa, ninguém
irá entender o que você diz.”
7.
(Analista de Sistemas) “Já a produção de petróleo não é
suficiente para atender à demanda, embora a dependência
externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse
fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:
a)
Condição. b) Adição. c) Conformidade. d) Concessão. e) Tempo.
8.
(Prefeitura de Congonhas – MG – Técnico
de Laboratório – Informática)“- Pois é, não jogo futebol, mas tenho
alma de artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia
de:
a)
Escolha. b)
Contraste, oposição. c) Finalidade. d) Explicação. e) Soma, adição.
9.(
Contador) “Dicas para acelerar sem perder
o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:
a)
direção e negação; b)
comparação e ausência; c) finalidade e concessão;
d) modo e condição; e) movimento e modo. f)nenhuma das alternativas
d) modo e condição; e) movimento e modo. f)nenhuma das alternativas
10.
(Procurador Municipal) No Texto lê-se: “A língua que
falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas
úteis ao homem”. O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o
valor de um (a):
a)
construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.
11.Indique a alternativa em que não se
estabelece uma relação de causa-consequência.
a) A diferença de salários para o homem e para a
mulher, no exercício da mesma função, é devida a
discriminações na aplicação da lei.
b) A constituição, por ter afirmado a proteção ao
mercado de trabalho da mulher, provocou muita polêmica em
alguns setores.
C) A
educação, processo de aprendizagem e aperfeiçoamento, defende a integração do
homem em seu meio social.
d) A vivência em um meio familiar em que se pratica
o respeito pelo outro motiva a formação da criança para a solidariedade.
e) Com o apoio à educação e à
saúde, os governos de alguns países têm conseguido diminuir a desigualdade
social da população.
12. Analise
os enunciados abaixo quanto à existência de relações de causa e consequência.
( ) A
necessidade de complementação de renda para satisfação das necessidades básicas
das famílias pobres incentiva o trabalho precoce.
( ) O
quadro de pauperização (pobreza) em que se situa grande parte da
população é o principal determinante do
trabalho de crianças e jovens.
( ) A falta de acessibilidade à escola e a baixa
relevância da educação para as crianças pobres influenciam a
opção pelo trabalho em detrimento da escola.
( ) O fenômeno de esvaziamento do campo,
ocorrido concomitantemente ao processo da crise econômica do país, limitou as
possibilidades de absorção da mão-de-obra nos setores urbanos.
13. A questão seguinte tem por base o texto
abaixo.
Para
reduzir a distância do fosso que separa ricos e pobres tanto na capital quanto
no país será preciso anos e anos de crescimento contínuo da economia e um amplo programa de educação e de geração de empregos nas periferias das
grandes cidades. Se isso não acontecer, a tendência é de
as diferenças sociais agravarem ainda mais a violência que já
assola o país. Mas não adianta só crescimento econômico se as taxas de juros
não caírem. É que a riqueza decorre da transferência de renda
dos mais pobres, que pagam juros quando tomam empréstimo ou compram a prazo,
para os mais ricos, que têm dinheiro de sobra para aplicar no mercado
financeiro.
(Juro
piora desigualdade. Correio Braziliense, 27 de março de 2005,
com adaptações)
Assinale
a relação de causa e consequência que encontra fundamento na argumentação do
texto.
a)
CAUSA - crescimento contínuo da economia pela
aplicação de sobra de dinheiro. CONSEQUÊNCIA - geração de empregos
nas periferias das grandes cidades.
b) CAUSA - crescimento contínuo da
economia, programa de educação e geração de emprego nas periferias das grandes
cidades. CONSEQUÊNCIA - redução do fosso que separa ricos e pobres.
c)
CAUSA - violência na periferia das grandes cidades. CONSEQUÊNCIA -
agravamento das diferenças sociais econômicas.
d)
CAUSA - crescimento econômico. CONSEQUÊNCIA -
queda das taxas de juros.
e)
CAUSA - transferência de renda dos mais pobres, que pagam
juros pelas compras a prazo para os mais ricos. CONSEQUÊNCIA -
sobra de dinheiro, com aumento de juros para as aplicações no mercado
financeiro.
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