domingo, 27 de outubro de 2019

RELAÇÃO CAUSA - EFEITO

 
Das duas orações dadas, uma exprime CAUSA e a outra, EFEITO. Junte-as numa só 

sentença, de modo que a oração exprime CAUSA apareça introduzida por conectivo. (Use 

conectivos diferentes- não se limite a PORQUE.)



(Causa-consequência)
Exemplos:
Está chovendo, Vou levar meu guarda-chuva.
(CAUSA)                (EFEITO)
Vou levar meu guarda-chuva, PORQUE está chovendo.

Não haverá espetáculo hoje à noite. O principal ator se encontra enfermo.
(EFEITO)                                           (CAUSA)
Não haverá espetáculo hoje à noite, VISTO QUE o principal ator se encontra enfermo.
1.    Cheguei atrasado. O despertador não tocou.
Cheguei atrasado, porque o despertador não tocou.
2.    O jogador atuara muito mal. O técnico o retirou do time.
O jogador atuara muito, porque o técnico o retirou do time.
3.    Descobriram a minha mentira. Fui repreendido.
Descobriram a minha mentira, pois fui repreendido
4.    Não há água na escola. Esqueceram-se de ligar a bomba.
Não há água na escola, visto que se esqueceram de ligar a bomba.
5.    Nosso chefe veio de avião. Chegou antes de nós.
Nosso chefe veio de avião, por isso chegou antes de nós.
6.    Desistimos da viagem. O mau tempo persiste.
 Desistimos da viagem, porque o mau tempo persiste.
7.    O projeto não foi aprovado. A maioria dos deputados o julgou inconsistente.
O projeto não foi aprovado, pois a maioria dos deputados o julgou inconsistente.
8.    Preciso adiantar o expediente. Vou ficar no escritório até mais tarde.
Preciso adiantar o expediente, portanto vou ficar no escritório até mais tarde.
9.O atleta não concedeu entrevista. Teve medo de se indispor com a torcida.
 O atleta não concedeu entrevista, por isso teve medo de se indispor com a torcida.
10.As empresas de construção estão preocupadas. Há grande carência de mão-de-obra.
 As empresas de construção estão preocupadas, porque há grande carência de mão de    obra.  
TRECHOS TEXTUAIS SOBRE CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS

1. (Técnico – Suporte Técnico) Considere a sentença abaixo.
Mariza saiu de casa atrasada e perdeu o ônibus. As duas orações do período estão unidas pela palavra “e”, que, além de indicar adição, introduz a ideia de:
a) oposição  b) condição  c) consequência  d) comparação  e) união

2.  (Técnico de Controle Externo) Preços mais altos proporcionam aos agricultores incentivos para produzir mais, o que torna mais fácil a tarefa de alimentar o mundo. Mas eles também impõem custos aos consumidores, aumentando a pobreza e o descontentamento. (início do 2o parágrafo) A 2a afirmativa introduz, em relação à 1a , noção de:
a) condição.   b) temporalidade.  c) consequência.  d) finalidade.  e) restrição.

3.(Contador) Releia-se o que escreve Beccaria:“Contudo, se o roubo é comumente o crime da miséria e da aflição, se esse crime apenas é praticado por essa classe de homens infelizes, para os quais o direito de propriedade (direito terrível e talvez desnecessário) apenas deixou a vida como único bem, [.......] as penas em dinheiro contribuirão tão-somente para aumentar os roubos, fazendo crescer o número de mendigos, tirando o pão a uma família inocente para dá-lo a rico talvez criminoso.” (parágrafo 5)  A palavra ou locução que, usada no espaço entre colchetes deixado no período, fortalece a conexão lógica entre as orações adverbiais condicionais e o que ele afirma a seguir é:
a) inclusive.   b) além disso.  c) então.  d) por outro lado.  e) mesmo.

4. (Assessor Técnico – Contabilidade) “… e eu sou acaso um deles, conquanto a prova de ter a memória fraca”; a oração grifada traz uma ideia de:
a) Causa.   b) Consequência.   c) Condição.  d) Conformidade.  e) Concessão.

5. (Analista de Tecnologia da Informação) No trecho “Ao tempo de Pilatos e de James Joyce, a linguagem virtual estava longe”. Mas, além da realidade física, da palavra impressa, ela servia de símbolo da identidade e da perenidade da comunicação”. Os termos negritados acima têm, respectivamente, a equivalência de:
a) adversidade – causa – tempo.                                         b) consequência – tempo – adversidade.
c) tempo – adversidade – adição.                                       d) adição – adversidade – tempo.

6. (CASAL – Advogado) Em qual período o se é uma conjunção integrante?
a) “Paraquedista se prepara para romper a barreira do som com salto da estratosfera.”
b) “Um tecido comum pegaria fogo se fosse exposto diretamente a essa radiação.”
c) “Sabe-se também que a alimentação materna pode ter impacto na chance de a criança vir a desenvolver câncer.”
d) “Marilyn Monroe morreu aos 36 anos de forma trágica, vítima de uma overdose de medicamentos que até hoje não se sabe se foi intencional, acidental ou provocada por alguma misteriosa conspiração política.”
e) “Não fale rápido demais. Se sua dicção não for boa, ninguém irá entender o que você diz.”

7. (Analista de Sistemas) “Já a produção de petróleo não é suficiente para atender à demanda, embora a dependência externa no setor tenha conhecido…” O termo “embora”, nesse fragmento, estabelece relação lógico-semântica de:
a) Condição.   b) Adição.   c) Conformidade.  d) Concessão.  e) Tempo.

8.  (Prefeitura de Congonhas – MG – Técnico de Laboratório – Informática)“- Pois é, não jogo futebol, mas tenho alma de artilheiro…” a palavra destacada anteriormente exprime ideia de:
a) Escolha.    b) Contraste, oposição.  c) Finalidade.   d) Explicação.   e) Soma, adição.

9.( Contador) “Dicas para acelerar sem perder o ritmo”. Nessa frase, os dois conectivos sublinhados indicam, respectivamente:
a) direção e negação;           b) comparação e ausência;        c) finalidade e concessão;
d) modo e condição;            e) movimento e modo.                f)nenhuma das alternativas

10. (Procurador Municipal) No Texto lê-se: “A língua que falamos é um bem, se considerarmos “bens” “as coisas úteis ao homem”. O termo negritado, segundo Cunha e Cintra (2009), tem o valor de um (a):
a) construção linguística que apresenta relação causal.
b) sintagma com sentido opinativo, que apresenta uma relação comparativa.
c) conectivo com valor de condição, pois indica uma hipótese.
d) vocábulo gramatical, que serve para adicionar uma ideia a outra.

11.Indique a alternativa em que não se estabelece uma relação de causa-consequência.
a) A diferença de salários para o homem e para a mulher, no exercício da mesma função, é devida a discriminações na aplicação da lei.
b) A constituição, por ter afirmado a proteção ao mercado de trabalho da mulher, provocou muita polêmica em alguns setores.
C) A educação, processo de aprendizagem e aperfeiçoamento, defende a integração do homem em seu meio social.
d) A vivência em um meio familiar em que se pratica o respeito pelo outro motiva a formação da criança para a solidariedade.
e) Com o apoio à educação e à saúde, os governos de alguns países têm conseguido diminuir a desigualdade social da população.

12.  Analise os enunciados abaixo quanto à existência de relações de causa e consequência.
(  ) A necessidade de complementação de renda para satisfação das necessidades básicas das famílias pobres incentiva o trabalho precoce.
(      ) O quadro de pauperização (pobreza) em que se situa grande parte da população é o principal determinante do trabalho de crianças e jovens.
(     ) A falta de acessibilidade à escola e a baixa relevância da educação para as crianças pobres influenciam a opção pelo trabalho em detrimento da escola.
(   ) O fenômeno de esvaziamento do campo, ocorrido concomitantemente ao processo da crise econômica do país, limitou as possibilidades de absorção da mão-de-obra nos setores urbanos.

 13. A questão seguinte tem por base o texto abaixo.
Para reduzir a distância do fosso que separa ricos e pobres tanto na capital quanto no país será preciso anos e anos de crescimento contínuo da economia e um amplo programa de educação e de geração de empregos nas periferias das grandes cidades. Se isso não acontecer, a tendência é de as diferenças sociais agravarem ainda mais a violência que já assola o país. Mas não adianta só crescimento econômico se as taxas de juros não caírem. É que a riqueza decorre da transferência de renda dos mais pobres, que pagam juros quando tomam empréstimo ou compram a prazo, para os mais ricos, que têm dinheiro de sobra para aplicar no mercado financeiro.
(Juro piora desigualdade. Correio Braziliense, 27 de março de 2005, com adaptações)

Assinale a relação de causa e consequência que encontra fundamento na argumentação do texto.
a) CAUSA - crescimento contínuo da economia pela aplicação de sobra de dinheiro. CONSEQUÊNCIA - geração de empregos nas periferias das grandes cidades.
b) CAUSA - crescimento contínuo da economia, programa de educação e geração de emprego nas periferias das grandes cidades. CONSEQUÊNCIA - redução do fosso que separa ricos e pobres.
c) CAUSA - violência na periferia das grandes cidades. CONSEQUÊNCIA - agravamento das diferenças sociais econômicas.
d) CAUSA - crescimento econômico. CONSEQUÊNCIA - queda das taxas de juros.
e) CAUSA - transferência de renda dos mais pobres, que pagam juros pelas compras a prazo para os mais ricos. CONSEQUÊNCIA - sobra de dinheiro, com aumento de juros para as aplicações no mercado financeiro.

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