O
QUE LER PRIMEIRO, ENUNCIADO OU TEXTO DE APOIO DAS QUESTÕES?
Deve-se ler e prestar atenção nos
enunciados, ou seja, ir direto para as perguntas.
"Nem
sempre as perguntas se referem à interpretação daquele texto. E você corre o
risco de gastar dez minutos na leitura − um tempo precioso quando se trata
dessas avaliações − para depois analisar gramaticalmente duas ou três
frases."
dica: Sempre leia os enunciados antes de qualquer coisa. E preste atenção
neles, pois ali está o norte de qual raciocínio aplicar.
Grifar pontos importantes
Localizar as informações
estanques com mais facilidade;
Grife também as palavras-chave
dos enunciados.
Pegadinhas
Preste muita atenção em
expressões como “nenhuma”, “todas”, “somente uma”. Essas palavras indicam
exatamente o que a questão está pedindo,
circule a palavra para não esquecer dela.
Procure relacionar os textos
A dica é buscar e marcar os
itens em comum entre eles.
Invista na sua bagagem cultural
Se manter informado e atualizado por
meio de jornais e revistas.
Textos longos
Se o texto for muito grande,
procure ler a pergunta antes. Quando começar a ler o texto, já tente procurar
aquilo que o enunciado da questão está pedindo.
A sua primeira leitura já será com foco e prestando bastante atenção.
Caso você não tenha lido o enunciado antes do texto, após a primeira leitura vá para a pergunta. Depois de
entender o que a questão irá abordar, volte para o texto.
Na segunda leitura, sublinhe e destaque as palavras que acredita que
ajudarão a responder aquilo que foi solicitado pela questão.
Também destaque o enunciado.
Sublinhe ou circule palavras como “incorreto”, “correto”, “verdadeiro”, “falso”,
“não”, para ter certeza do que está sendo solicitado na questão. Volte a ler o
texto e as perguntas quantas vezes julgar necessário.
Fique atento para os
argumentos que, de fato, estão escritos.
Uma dica para ajudar a
otimizar o tempo é colocar ao lado dos parágrafos e das linhas o número delas.
Geralmente, as perguntas usam “no terceiro parágrafo”, “na 19ª linha” etc.
Como interpretar textos no Enem?
Uma boa leitura é competência indispensável para quem quer
alcançar bons resultados no Enem
Passo
a passo para a interpretação de textos no Enem:
1º
Passo: Leia
com atenção. Ler a questão com cuidado é fundamental para
acertá-la. Além disso, algumas questões
trazem a resposta no próprio enunciado;
2º
Passo: Ficou em dúvida na primeira leitura, não foi
suficiente para esclarecer a questão? Leia novamente, sem pressa e sem ansiedade.
3°
Passo: Fique
por dentro das atualidades. É imprescindível que você leia
revistas e jornais para manter-se informado.
4º
Passo: Lembre-se de que suas respostas devem levar em consideração princípios éticos,
como o respeito aos diretos humanos, à diversidade, ao não preconceito, além de
ideais que compactuem com uma perspectiva de preservação do meio ambiente.
5º
Passo: Quando uma questão exigir a leitura de dois ou mais
textos, fique atento aos pontos de encontro existentes entre eles. Portanto , estabeleça
relação entre os textos.
ANALISANDO ENUNCIADOS
a)Pré-compreensão: toda leitura supõe que o leitor
entre no texto já com conhecimentos prévios sobre o assunto ou área específica.
b) Compreensão: já com a pré-compreensão ao entrar
no texto, o leitor vai se deparar com informações novas ou reconhecer as que já
sabia. Por meio da pré-compreensão o leitor “prende” a informação
nova com a dele e “agarra” (compreende) a intencionalidade do texto. Isso significa
dizer que quem leu entendeu o significado das palavras, a explicação, mas não
as justificativas ou o alcance social do texto.
c) Interpretação: A
interpretação é a resposta que você dará ao texto, depois de compreendê-lo
(sim, é preciso “conversar” com o texto para haver a interpretação de fato). É
formada então o que se chama “fusão de horizontes”: o do texto e o do leitor. A
interpretação supõe um novo texto. Significa abertura, o crescimento e a
ampliação para novos sentidos.
DICAS
Identifique o gênero textual
Saber
o gênero textual com o qual está trabalhando. Alguns exemplos comuns são matéria
de jornal, poema, trecho de romance, publicidade, e-mail e manual de instrução.
Outro elemento para identificar o gênero,
é o modo de organização discursiva do texto: descritivo, narrativo,
argumentativo, injuntivo ou expositivo, é preciso entender a intenção do texto
e o seu público-alvo”.
Linguagem poética: Preste
atenção nas letras e na forma como os versos são encaixados na
canção.
Nas
questões com textos não verbais, procure relacionar a resposta a cada detalhe
da imagem.
Na maioria das questões que
envolvem texto verbal (palavras) e não verbal (imagens), os alunos costumam ter
dificuldade, pois acham que a respostas só pode estar nas palavras, o que
representa um engano. Uma mesma frase, dependendo da imagem, pode ser uma
declaração sincera ou uma ironia, um elogio ou um deboche, por exemplo.
Portanto, muitas vezes, a charge, a caricatura, as expressões do personagem ou
os detalhes de um cartaz podem contribuir mais para a localização da resposta
certa do que o que se lê nas frases materializadas no texto.
Em
questões que envolvem texto literário, procure ter sempre em mente a escola a
que pertence a obra ou o autor.
A poesia e a prosa quando caem
numa questão do ENEM, em geral, reforçam marcas comuns de determinados períodos
da literatura brasileira. Portanto, se você conhece as características do
Romantismo, por exemplo, ao se deparar com um poema dessa fase, já será
possível inferir determinados objetivos, intenções, sentimentos ou critérios na
escolha de determinados recursos expressivos.
Em
questões de texto jornalístico ou publicitário, tenha atenção às
características do gênero.
Os gêneros textuais, de modo
geral, apresentam características particulares relacionadas ao objetivo
comunicativo de cada um. O tipo de linguagem, o vocabulário, a maior ou menor
subjetividade, a ideia de interlocutor, o tamanho do texto, tudo isso configura
as mensagens e costuma aparecer em forma de pergunta na prova.
Por exemplo:
Qual o objetivo de se usar uma
linguagem mais simples e objetiva num texto jornalístico? Atingir um maior
número de interlocutores.
Qual o objetivo de se usar
humor numa propaganda? Persuadir determinado público a comprar determinado
produto.
Ou seja, cada gênero costuma
já apresentar suas respostas específicas de acordo com a pergunta que é feita
ao candidato na hora do exame.
Foque no enunciado
Tão importante quanto saber interpretar
o texto é compreender bem o enunciado. Para facilitar, uma
estratégia é circular os termos-chave que indiquem o que a questão está
pedindo. Focar no enunciado serve,
inclusive, para fazer uma
leitura mais intencionada e focada no que se deseja encontrar.
Eliminação
de alternativas
Identifique
as alternativas que representam a mesma resposta e elimine-as. Muitas questões
costumam apresentar como alternativas respostas que remetem a um mesmo conceito,
ou seja, se uma opção estiver certa, a outra também teria de estar. Isso faz
com que essas alternativas sejam excludentes entre si, pois a validação de uma
ou outra naturalmente anularia a questão. As respostas corretas são únicas e
não podem ter sinônimos ou equivalentes em outras opções.
ENEM
O processo de interpretação de texto
pode ser detalhado em cinco operações: identificar; comparar; explicar; justificar;
contextualizar.
Identificar
É constatar, consiste em buscar o que corresponde (total ou parcialmente) a essa
referência.” Ou seja, na prática é fundamental conseguir identificar os
elementos centrais do tema trazido pelo enunciado.
Comparar
Tendo identificado os elementos
centrais do enunciado, você vai agora analisá-los na etapa da comparação. Esta
etapa consiste em relacionar dois ou mais elementos para procurar as
semelhanças e diferenças existentes entre elas. Assim você pode chegar a uma
conclusão sobre a relação entre os elementos que identificou.
Explicar
Está relacionada às
questões
de causa e efeito.
Justificar
Fornecer argumentos a favor de;
constituir-se em, dar, encontrar razões válidas para; legitimar”.
Contextualizar
Precisa compreender, analisar e
interpretar um fato (pode ser uma imagem, uma palavra, uma frase, um texto)
tendo como ponto de partida o contexto (a situação) em que está inserido.
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