O QUE ESTUDAR PARA O ENEM
O
que estudar em Linguagens para o ENEM
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Interpretação
de textos e semântica
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33%
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Movimentos
culturais e artísticos
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28%
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Tipos
textuais e gêneros textuais
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16%
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Variação
linguística
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10%
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Estratégias
de Persuasão
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4%
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Funções
da Linguagem
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3%
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Outros
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2%
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A
primeira coisa que o candidato precisa saber sobre como estudar para o ENEM é
que ele é dividido em 5 grandes áreas do conhecimento. São elas:
1) Linguagens,
Códigos e suas Tecnologias (Português, Língua Estrangeira, Literatura,
Tecnologias da Informação e Comunicação)
2) Ciências
Humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia)
3) Ciências
da Natureza (Física, Química e Biologia)
4) Matemática
(álgebra, geometria, equações, etc.)
5) Redação
(texto dissertativo-argumentativo)
01.Interpretação
de textos
Ficar
atento ao tema que se apresenta no texto, muita leitura para treinar a habilidade
da compreensão textual;
02.Verbos
A
melhor forma de estudar verbo é observar, em textos diversos, como um tempo
pode substituir outro para realçar a construção de sentido em um texto. Você
deve saber usar os modos imperativo, subjuntivo e indicativo e relacionar os
tempos.
03.Categorias
gramaticais
Área
da gramática que trabalha o sentido das palavras, portanto priorize pronome,
conjunção, advérbio, substantivo e adjetivo. É importante perceber, por
exemplo, que pronomes e advérbios funcionam como elementos de coesão e de
coerência no texto e que são explorados em seu caráter remissivo – empregados
na substituição de um determinado termo.
04.Sintaxe
Nos
períodos compostos, por exemplo, é importante perceber a variação de sentido
proporcionada pela escolha de uma determinada conjunção ou conectivo. Saiba
identificar desvios de regência e de concordância.
05.Figuras
de linguagem
Estude
todas as figuras – especialmente metáfora, gradação, ironia e paradoxo – e
atente para as nuances de sentido que elas provocam. Atenção para os efeitos
causados pela conotação (linguagem figurada) nas situações comunicativas,
associadas aos textos literários, assim como aos textos de humor, como charges
e tirinhas.
06.Variante
linguística O
candidato deve saber a importância da norma culta, assim como deve conhecer
também aspectos relacionados com as variações linguísticas, bem como
respeitá-las. Além de saber identificar o tipo de variante empregada –
regional, popular, culta – é importante notar a interferência dela na
organização do texto. As variantes são responsáveis pela identidade do
enunciador, por isso fique atento à intencionalidade na escolha desse registro.
07.Gênero
textual
Espere
encontrar na identificação dos gêneros (carta, editorial, resenha, publicidade,
quadrinhos, poemas, charges, artigos de opinião e até mesmo obras de arte) a
sua intencionalidade.
08.Recursos
linguísticos
Conhecer
e identificar as seis funções da linguagem (referencial, apelativa, fática,
poética e metalinguística), responsáveis por denotar as intenções daquele que
escreve o texto. Reveja exercícios com polissemia (palavra que apresenta vários
sentidos). Ela pode enfatizar uma determinada intenção comunicativa ou
simplesmente tornar o texto confuso e ambíguo. Ironia também é importante.
Fique atento à intencionalidade de cada discurso para perceber o humor, o
desvio ou a sutileza de sentido.
09.Estrutura
e formação de palavras
Atente
para prefixos (negação, por exemplo) e sufixos (diminutivo e aumentativo, por
exemplo) que podem tornar a palavra mais enfática. Peças publicitárias e textos
literários exploram bastante essas possibilidades.
10.Linguagem
verbal e não verbal
Quadrinhos
e charges ajudam a compreender a relação entre linguagem verbal (texto) e
não-verbal (imagem). Treine com eles.
11.Literatura
Conhecer
as características dos principais movimentos literários; o diálogo entre
elementos visuais e verbais estabelecendo analogias e construir inferências,
resgatando assim todo o conhecimento adquirido.
ASSUNTOS
MAIS COBRADOS NO ENEM
Linguagens
e suas tecnologias e Redação
Português
e Literatura
Literatura
e arte (enfoque no Realismo, Modernismo e Romantismo)
Interpretação
de texto
Gêneros
textuais
Norma
culta e variantes linguísticas
Conhecimento
das classes de palavras
Redação
Os
temas das redações do Enem sempre envolvem tópicos que façam o candidato
refletir sobre o coletivo, geralmente sobre problemas que precisam de
intervenção.
O
candidato tem que propor essa intervenção (ou mais de uma), que seja boa para
todos, respeitando os direitos humanos. Qualquer menção desrespeitosa pode
zerar a nota.
Das
cinco competências que norteiam a avaliação das redações do Enem, as quatro
primeiras envolvem saber argumentar e escrever bem.
A
última delas é a proposta de intervenção e essa coloca a atenção dos
avaliadores sobre as ideias do candidato.
As
dicas para desenvolver bem esse ponto e garantir os 200 pontos (cada
competência pode chegar até 200 pontos) são:
Não
propor “soluções”, pois os problemas apresentados não são novos e já recebem
atenção dos governos há tempos. Usar “proposta de melhorias”, “proposta de
intervenção”, por exemplo.
A
sua proposta não precisa ser inédita, pode ser algo já feito. O que precisa é
ser sempre bem argumentada. Exemplo: aumento de determinada tarifa.
A
proposta deve sempre conter os agentes sociais (governos, universidades, ONGs,
secretarias ou comunidade), a forma de implementação (como será feita) e outros
mecanismos (formas de custeio ou de arrecadação, por exemplo).
Você
precisa estar bem informado sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo,
pois são de notícias de atualidades que saem os temas para o Enem.
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