Plano de ensino
Sala de Recurso / Alfabetização
Educação sem Idade
Tendo como base principal o acolhimento e a humanização como
parâmetros
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O
educador do EJA tem como papel principal ajudar o aluno adulto a perceber mais
sensivelmente o mundo que o cerca e ampliar seu repertório para que consiga
solucionar questões do cotidiano com mais propriedade, pois o mesmo tem mais
medo de errar, principalmente na hora de formular hipóteses de escrita. Neste
caso, deve-se conhecer esses alunos, suas expectativas, sua cultura, suas
características e suas necessidades de aprendizagem, sempre respeitando a
realidade de cada um. Partindo desse pressuposto, levar sempre em consideração
os interesses, experiências, temores, opiniões, sentimentos e emoções dos
educandos. Compreender que alfabetizar adultos, inclusive da terceira idade
significa devolver a oportunidade de um encontro ou um reencontro dessa população
com os infinitos conhecimentos que o prazer do saber ler e escrever proporciona
ao ser humano, bem como a autoestima fragilizada.
Planejamento
–Alfabetização de Adultos
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Em primeiro lugar, é preciso compreender que o processo
alfabetizador leva tempo , que deve ser contínuo , não fragmentado e ao mesmo
tempo entender que esse aluno pode
apresentar disposição e disponibilidade em aprender o que antes lhe foi
privado por motivos de sobrevivência na época escolar adequada. Em segundo
lugar, esse caminhar no mundo das letras deve partir do conhecimento prévio do
aluno, ao mesmo tempo em que deverá ser estimulado na autoestima e na própria
valorização como cidadão . Portanto , mesmo que tardia, construam competências
para a compreensão do mundo no qual estão inseridos e participem da sociedade,
além de uma autonomia necessária para a
melhoria da própria qualidade de vida .
Objetivos Gerais
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Criar condições para
que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade
de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes
situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu
domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
Objetivos Específicos
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§ Inserir o jovem e o adulto no contexto da
sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento;
§ Alfabetizar priorizando o método fonético e
incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.);
§ Compreender o mecanismo da formação de palavras;
§ Trabalhar a expressão oral desenvolvendo
habilidades para emitir opiniões, com clareza;
§ Conhecer , distinguir e saber usar diferentes
textos de uso cotidiano;
§ Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes
linguagens e diversos tipos de leitura;
§ Desenvolver a capacidade de escrever corretamente
através do exercício com as dificuldades da língua
Procedimentos
Metodológicos
Atividades
permanentes auxiliadas por intervenções pedagógicas que organizadas de forma repetitivas estão direcionadas nos
objetivos apresentados.
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Leitura e escrita
§ Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e
manuscrita e acrósticos;
§ O aluno deverá montar nomes que tenham significado
para ele (o seu nome ou de pessoa próxima ou colegas de salas);
§ Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e
sílabas, ditado de sílabas ou palavras etc;
§ Anagramas (achar palavras dentro de outra);
§ Palavras formadoras do esquema silábico (consoante
+ vogal);
§ Distinção entre vogal e consoante;
§ Atividades que envolvam classes de palavras;
§ propor que tragam rótulos de alimentos, propaganda,
bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização
das letras;
§ Ortografia;
§ Achar palavras em revistas ou jornais, propor que o
aluno ache palavras destacas pelo professor dentro da revista ou jornal,
recortá-las e colar em seu caderno depois conte o número de palavras iguais que
achou.
§ Ensinar sílabas e palavras através de: fichas de
leituras, adivinha, trava – línguas, rimas etc;
§ Produzir pequenos textos como: anúncio, bilhete e cartas;
Avaliação
Contínua / processual/ permanente e sequencial : simultânea ao
processo ensino aprendizagem , baseada em diagnósticos e sondagens para a
obtenção de informações sobre o desempenho do aluno, fornecendo pistas para
corrigir as estratégias de ensino e as intervenções pedagógicas necessárias.
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Identificar o que e o quanto os alunos aprenderam nesse
processo de aprendizagem através da oralidade, da escrita e leitura, além da
observação do desempenho do dia a dia a fim de levá-los a novas aprendizagens
para à construção de novos comportamentos.
PROFª ROSANA
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