sábado, 26 de outubro de 2019

EJA


               
Plano de ensino

Sala de Recurso / Alfabetização


Educação sem Idade

Tendo como base principal o acolhimento e a humanização como parâmetros

O educador do EJA tem como papel principal ajudar o aluno adulto a perceber mais sensivelmente o mundo que o cerca e ampliar seu repertório para que consiga solucionar questões do cotidiano com mais propriedade, pois o mesmo tem mais medo de errar, principalmente na hora de formular hipóteses de escrita. Neste caso, deve-se conhecer esses alunos, suas expectativas, sua cultura, suas características e suas necessidades de aprendizagem, sempre respeitando a realidade de cada um. Partindo desse pressuposto, levar sempre em consideração os interesses, experiências, temores, opiniões, sentimentos e emoções dos educandos. Compreender que alfabetizar adultos, inclusive da terceira idade significa devolver a oportunidade de um encontro ou um reencontro dessa população com os infinitos conhecimentos que o prazer do saber ler e escrever proporciona ao ser humano, bem como a autoestima fragilizada.


Planejamento –Alfabetização de Adultos


Em primeiro lugar, é preciso compreender que o processo alfabetizador leva tempo , que deve ser contínuo , não fragmentado e ao mesmo tempo entender que esse aluno pode  apresentar disposição e disponibilidade em aprender o que antes lhe foi privado por motivos de sobrevivência na época escolar adequada. Em segundo lugar, esse caminhar no mundo das letras deve partir do conhecimento prévio do aluno, ao mesmo tempo em que deverá ser estimulado na autoestima e na própria valorização como cidadão . Portanto , mesmo que tardia, construam competências para a compreensão do mundo no qual estão inseridos e participem da sociedade, além de uma  autonomia necessária para a melhoria da própria qualidade de vida . 


Objetivos Gerais


Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita. 


Objetivos Específicos


§  Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento;
§  Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.);
§  Compreender o mecanismo da formação de palavras;
§  Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza;
§  Conhecer , distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano;
§  Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura;
§  Desenvolver a capacidade de escrever corretamente através do exercício com as dificuldades da língua


Procedimentos Metodológicos

Atividades permanentes auxiliadas por intervenções pedagógicas que organizadas  de forma repetitivas estão direcionadas nos objetivos apresentados.


Leitura e escrita

§  Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
§  O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome ou de pessoa próxima ou colegas de salas);
§  Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou palavras etc;
§  Anagramas (achar palavras dentro de outra);
§  Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
§  Distinção entre vogal e consoante;
§  Atividades que envolvam classes de palavras;
§  propor que tragam rótulos de alimentos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
§  Ortografia;
§  Achar palavras em revistas ou jornais, propor que o aluno ache palavras destacas pelo professor dentro da revista ou jornal, recortá-las e colar em seu caderno depois conte o número de palavras iguais que achou.
§  Ensinar sílabas e palavras através de: fichas de leituras, adivinha, trava – línguas, rimas etc;
§  Produzir pequenos textos como: anúncio, bilhete e cartas;


Avaliação

Contínua / processual/ permanente e sequencial : simultânea ao processo ensino aprendizagem , baseada em diagnósticos e sondagens para a obtenção de informações sobre o desempenho do aluno, fornecendo pistas para corrigir as estratégias de ensino e as intervenções pedagógicas necessárias.


Identificar o que e o quanto os alunos aprenderam nesse processo de aprendizagem através da oralidade, da escrita e leitura, além da observação do desempenho do dia a dia a fim de levá-los a novas aprendizagens para à construção de novos comportamentos.

                                                                                                               PROFª ROSANA 

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