PROJETO DE APOIO À APRENDIZAGEM
2014
Público-alvo:
Ensino Fundamental II ( 8ª série -9º ANO )
Ensino Fundamental II ( 8ª série -9º ANO )
Ensino
Médio ( 1º e 2º ANO )
Turno:
Diurno ( manhã = 07:00 às 10:40 )
Diurno ( manhã = 07:00 às 10:40 )
Componente
Curricular :
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa
Justificativa:
Compreende-se que para aprender a ler de forma competente é muito mais do que decifrar mensagens; trata-se de procurar um sentido e questionar algo a partir de uma realidade. Portanto, para atender às demandas pedagógicas dos anos finais do ensino fundamental II e das séries do ensino médio na rede pública estadual, foi proposto no período diurno da unidade escolar o Projeto de Apoio à Aprendizagem .
Compreende-se que para aprender a ler de forma competente é muito mais do que decifrar mensagens; trata-se de procurar um sentido e questionar algo a partir de uma realidade. Portanto, para atender às demandas pedagógicas dos anos finais do ensino fundamental II e das séries do ensino médio na rede pública estadual, foi proposto no período diurno da unidade escolar o Projeto de Apoio à Aprendizagem .
A
iniciativa inicial da proposta deste projeto tem por finalidade contribuir de
forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem
apresentadas pelos educandos no que diz
respeito a leitura interpretativa e crítica ao mesmo tempo. Nesse projeto se
propõe operacionalizar
uma prática pedagógica que reflita coletivamente por meio de discussões e indagações sobre temas do
cotidiano co-relacionando-os as leituras propostas em sala de aula.
Objetivo
geral:
Nas aulas em que o professor de apoio à aprendizagem for solicitado para substituir o professor titular da sala deverá ser oferecido ao educando, alvo do projeto ,atividades diversificadas que minimizem as dificuldades por ele apresentadas .Tais atividades oferecidas será através de mecanismos de leitura, onde possam levantar hipóteses; identificar, analisar , organizar e selecionar informações pré- determinadas para tomada de decisões conscientes.
Nas aulas em que o professor de apoio à aprendizagem for solicitado para substituir o professor titular da sala deverá ser oferecido ao educando, alvo do projeto ,atividades diversificadas que minimizem as dificuldades por ele apresentadas .Tais atividades oferecidas será através de mecanismos de leitura, onde possam levantar hipóteses; identificar, analisar , organizar e selecionar informações pré- determinadas para tomada de decisões conscientes.
Objetivo
específico:
Desenvolver um trabalho com o projeto de apoio à aprendizagem , esperando que esse educando tenha como referencial principal a tipologia argumentativa, em situação de aprendizagem orientada por atividades de leitura e escrita, não esquecendo de revisar sempre os elementos de coesão, a análise textual principalmente todos os elementos que compõem a estrutura dissertativa e argumentativa de um texto.
Desenvolver um trabalho com o projeto de apoio à aprendizagem , esperando que esse educando tenha como referencial principal a tipologia argumentativa, em situação de aprendizagem orientada por atividades de leitura e escrita, não esquecendo de revisar sempre os elementos de coesão, a análise textual principalmente todos os elementos que compõem a estrutura dissertativa e argumentativa de um texto.
Todo
esse empenho tem por objetivo proporcionar situações de
compreender-refletir-contextualizar o conhecimento adquirido em sala de
aula.
Metodologia:
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Para
esses dois segmentos educacionais será oferecido inicialmente:
*
análise de textos;
*exercícios
gramaticais através dos elementos de coesão;
*montagem
de parágrafos coesos;
*ideia-chave
de cada parágrafo textual;
*o
passo a passo na construção de um artigo de opinião;
*análise
textual com base na organização da tipologia argumentativa.
Competências:
I-Tema ( construção de parágrafos de acordo com o contexto da situação comunicativa );
I-Tema ( construção de parágrafos de acordo com o contexto da situação comunicativa );
II-Gênero
( mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos
organizacionais do gênero);
III-Coesão
e Coerência ( organizar o texto de forma lógica e produtiva);
V-Proposição
( elaborar proposta de intervenção demonstrando um posicionamento crítico e
cidadão a respeito do tema ).
Habilidades:
* Identificar os mecanismos de construção da argumentação;
* Identificar os mecanismos de construção da argumentação;
*Identificar
a função argumentativa do uso de determinados termos e expressões;
*Compreender,
identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão no texto;
*Adequar
o registro escrito aos elementos integradores dos sistemas de comunicação.
Recursos
Pedagógicos durante o ano letivo:
* leitura e análise de textos xerocados com diferentes temas;
* leitura e análise de textos xerocados com diferentes temas;
*discussão
crítica com registro escrito;
*análise
de textos argumentativos prontos , identificando no mesmo ,o tema, a tese, os
argumentos e por último co-relacionando o título com o conteúdo do texto.
Avaliação:
A avaliação deve ser vista como um processo contínuo, através da participação dos educandos, além é claro do registro de todas as atividades pedagógicas aplicadas em sala de aula durante todo o ano letivo.
A avaliação deve ser vista como um processo contínuo, através da participação dos educandos, além é claro do registro de todas as atividades pedagógicas aplicadas em sala de aula durante todo o ano letivo.
ROSANA
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