sábado, 26 de outubro de 2019

PROJETO ANUAL DE APRENDIZAGEM

   


               
PROJETO DE APOIO À  APRENDIZAGEM

                                        2014 

Público-alvo:
Ensino Fundamental II ( 8ª série -9º ANO )
Ensino Médio ( 1º e 2º ANO )

Turno:
Diurno ( manhã = 07:00 às 10:40 )

Componente Curricular :
Língua Portuguesa

Justificativa:
Compreende-se que para aprender a ler de forma competente é muito mais do que decifrar mensagens; trata-se de procurar um sentido e questionar algo a partir de uma realidade. Portanto, para atender às demandas pedagógicas dos anos finais do ensino fundamental II  e das séries  do ensino médio na rede pública estadual, foi proposto no período diurno da unidade escolar o  
Projeto de Apoio à Aprendizagem .
A iniciativa inicial da proposta deste projeto tem por finalidade contribuir de forma bastante significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos no que  diz respeito a leitura interpretativa e crítica ao mesmo tempo. Nesse projeto se propõe operacionalizar uma prática pedagógica que reflita coletivamente por meio de discussões e  indagações sobre temas  do cotidiano co-relacionando-os as leituras propostas em sala de aula.

Objetivo geral:
Nas aulas em que o professor de apoio à aprendizagem for solicitado para substituir o professor titular da sala deverá ser oferecido ao educando, alvo do projeto ,atividades diversificadas que minimizem as dificuldades por ele apresentadas .Tais atividades oferecidas será através de mecanismos de leitura, onde possam levantar hipóteses; identificar, analisar , organizar e selecionar informações pré- determinadas para tomada de decisões conscientes.

Objetivo específico:
Desenvolver um trabalho com o projeto de apoio à aprendizagem , esperando que esse educando tenha como referencial principal a tipologia argumentativa, em situação de aprendizagem orientada por atividades de leitura e escrita, não esquecendo de revisar sempre os elementos de coesão, a análise textual principalmente todos os elementos que compõem  a estrutura dissertativa e  
argumentativa de um texto.
Todo esse empenho tem por objetivo proporcionar situações de compreender-refletir-contextualizar o conhecimento adquirido em sala de aula.

Metodologia:
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Para esses dois segmentos educacionais será oferecido inicialmente:
* análise de textos;
*exercícios gramaticais através dos elementos de coesão;
*montagem de parágrafos coesos;
*ideia-chave de cada parágrafo textual;
*o passo a passo na construção de um artigo de opinião;
*análise textual com base na organização da tipologia argumentativa.

Competências:
I-Tema ( construção de parágrafos de acordo com o contexto da situação comunicativa );
II-Gênero ( mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais  do gênero);
III-Coesão e Coerência ( organizar o texto de forma lógica e produtiva);
V-Proposição ( elaborar proposta de intervenção demonstrando um posicionamento crítico e cidadão a respeito do tema ).

Habilidades:
* Identificar os mecanismos de construção da argumentação;
*Identificar a função argumentativa do uso de determinados termos e expressões;
*Compreender, identificar e utilizar os mecanismos de coerência e coesão  no texto;
*Adequar o registro escrito aos elementos integradores dos sistemas de comunicação.

Recursos Pedagógicos durante o ano letivo:
* leitura e análise de textos xerocados com diferentes temas;
*discussão crítica com registro escrito;
*análise de textos argumentativos prontos , identificando no mesmo ,o tema, a tese, os argumentos e por último  co-relacionando o título com o conteúdo do texto.

Avaliação:
A avaliação deve ser vista como um processo contínuo, através da participação dos educandos, além  é claro do registro de todas as atividades pedagógicas aplicadas em sala de aula durante todo o ano letivo.  
                                                                                                                                  ROSANA

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